sexta-feira, 11 de abril de 2014

As várias faces de Anne

Desde o momento em que acordou até a hora em que se deitou para dormir novamente, Anne foi várias pessoas em uma só. Pela manhã, aborrecida pelos compromissos matinais diários - ir trabalhar - virou para o lado e resmungou. Respirou fundo duas vezes e levantou. Zonza pelo movimento, cambaleou até o banheiro e começou a se arrumar para sair de casa. Seu humor fazia dela uma pessoa anti-social e principalmente, alguém difícil de se conviver. Ela olhou para o relógio que apenas mostrava que eram 8h, sentindo-se apressada e acusada por um aparelho eletrônico de estar atrasada, o xingou. Voltou para o quarto. Dentes escovados e cabelo penteado. Sua roupa já era separada na noite anterior para economizar tempo. A porta do armário ficava aberta a noite inteira para evitar que, de manhã. tivesse um de seus momentos revoltados e travasse. Roupas colocadas. Sua aparência já era melhor. Um pouco de perfume, um brinco bonito e... uma água no rosto. Pronto. Já se sentia melhor. Nesse momento, ela se transformava em uma Anne sociável.

Saindo de casa, pegando o pote que tinha seu lanche da manhã pronto, conferiu se tudo estava fechado e deu tchau para sua companheira de quatro patas, a querida e espoleta Leslie. Saindo e trancando a porta atrás de si, pegou o elevador e foi até o andar térreo. Entrou e seu carro e, antes que pudesse pensar em todo o trânsito que enfrentaria, colocou a melhor música do seu repertório: "Matchbox Twenty - Unwell". Música era como um jato de calmaria no estado de espírito agitado da garota. Ligou o carro, saiu da garagem e seguiu em direção a um novo dia de trabalho. Depois de meia hora, chegou ao seu destino, nem tão transtornada pelo atraso - a música, mais uma vez, havia salvado seu humor naquela manhã. Estacionou e foi em direção à fábrica. Entrou, cumprimentou a todos com um sorriso encantador e seguiu em direção a sua sala. Naquele lugar, ela era a Anne amável, respeitada e admirada pelos colegas.

O relógio marca 18h. Hora de correr! Anne sai às pressas, corre para o carro e segue em direção a faculdade. Nem todo dia há tempo para tomar banho, trocar de roupa e comer algo. ela chega 18h45min - 15 minutos após o início da aula. Estaciona e corre para a sala. Lá, ela é a Anne dedicada, atarefada e afobada. Uma garota que as pessoas gostam de ter por perto e que representa um bom caráter. Apenas algumas horas depois, às 22h, as aulas terminam. Hora de voltar para casa, ou melhor, para Leslie. Perto das 23h Anne chega de volta ao condomínio. Deixa seu carro lá, com o alarme ligado, vai para o elevador e chega ao apartamento 512. Abre a porta e é recebida por pulos e um rabinho feliz e incontrolável. Lá, Anne é a pessoa que ama, cuida, alimenta e dá carinho. A representação de uma mãe amável e dedicada. Após fazer pipoca, abrir uma lata de guaraná e sentar no sofá, Anne se transformava na garota romântica e alegre que se emociona com filmes de romance e se diverte assistindo Friends.

Perto da 1h, ela vai para a cama, acompanhada de Leslie, que já dormia na sala. Junto a sua pequena companheira, dorme e parte para o mundo dos sonhos, onde ela é a garota fantástica que todos os dias procura vir a ser - cada dia um pouco mais, até alcançar seu objetivo. Seis horas depois, o alarme do celular começa a tocar, acordando-a para mais um dia. Mas hoje seu humor não é tão negro. Ela levanta, sem nem precisar suspirar ou resmungar. A cada dia, ela incorpora mais de dois ânimos, variados estados que vão do estresse a afobação, e da saudade ao drama. Mas conforme as horas passam, diariamente, ela aprende a conviver com aquele dia que lhe foi dado. Pensava: "hoje não há motivos para se preocupar com tempo ou pensar no amanhã, afinal, hoje é sexta-feira". E assim, partiu para aquele que considerava o dia mais incentivador da semana, que corria com um único propósito: fazer com que Anne chegasse logo em casa e pudesse passar várias horas assistindo filmes e comendo besteiras com Leslie, sem hora para dormir ou acordar, e sem hora para se sentir infeliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário